Este blog destina-se a ser uma fonte de pesquisa na disciplina de História, bem como indicar artigos, filmes, livros e outros aos interessados.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O nome da rosa

 

Aponto este filme belíssimo como um recurso diático bastante interessante para a utilização em sala de aula, mas também pode ser uma fonte de informação bastante  proveitosa em se tratando do papel da Igreja Católica ao longo da História.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Jean-Jacques Annaud

Elenco: Sean Connery, F. Murray Abraham, Christian Slater, Elya Baskin, Feodor Chaliapin, William Hickey, Michel Lonsdale, Ron Perlman.

Duração: 118 min.

Ano: 1986

País: Itália/Alemanha/França

O Nome da Rosa

“Já conheceu um lugar onde Deus se sentiria em casa?”

– frase do Irmão W. Baskerville.

Este filme, baseado na obra homônima do escritor Humberto Eco, retrata a investigação de uma série de crimes cometidos em um mosteiro beneditino, pelo Irmão William Baskerville e seu pupilo Adso. O pano de fundo desta obra é o cotidiano dos mosteiros e a postura enérgica da Igreja diante da ameaça de seus dogmas. Mostra também a visão negativa acerca do feminino, exaltado por sua associação ao demoníaco e ao maléfico. Outro aspecto bastante importante que o filme evidencia é a pobreza dos habitantes das cercanias dos mosteiros, que destaca-se na cena em que a comida é atirada pelos muros do mosteiro ao povo que os disputa violentamente.

Outro ponto bastante relevante é o fato de citar-se que o papa desejava colocar aos franciscanos, que defendiam a pobreza do clero, como hereges. Além disso, o Irmão Baskerville, aparentemente um homem defensor de idéias que só surgiriam no Renascentismo, durante o curso de sua investigação revela seu apego aos livros, descobrindo-os escondidos por conterem informações inadequadas. Inclusive, este era o motivo que determinara os assassinatos: não propagar aquilo que não fosse pregado pela Igreja ou que fosse inconveniente a esta instituição.

Aristóteles foi um filósofo que foi recebido no século 13 com muita desconfiança pela Igreja e recebeu um novo tratamento por Tomás de Aquino e outros, ganhando ares de um teólogo medieval, completamente adaptada a sua obra. Este fator é também colocado na obra, ainda que brevemente, mas de grande importância para ser agregado aos conhecimentos.

Imagem. Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/_UGkY47DDxWQ/TJhcogwfJPI/AAAAAAAAADk/bG9GICRChXw/s320/capa+o+nome+da+rosa.jpg>. Acesso em: 23.Out.2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário