Este blog destina-se a ser uma fonte de pesquisa na disciplina de História, bem como indicar artigos, filmes, livros e outros aos interessados.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Gladiador

 

Este post vem com a sugestão do filme Gladiador de Ridley Scott. A sugestão é que, apesar da forma romanceada e folhetinesca que o Império Romano é encarado na obra, pode ser um atrativo recurso didático a ser utilizado em sala de aula.

Ficha Técnica

Título Original: Gladiator.

Origem: Estados Unidos, 2000.

Direção: Ridley Scott.

Roteiro: David H. Franzoni, John Logan e William Nicholson.

Produção: David Franzoni, Branko Lustig e Douglas Wick.

Fotografia: John Mathieson.

Edição: Pietro Scalia.

Música: Hans Zimmer.

Gladiador

"O que fazemos na vida ecoa pela eternidade."

- Maximus

O filme conta a história de Maximus Decimus Meridius, um general romano de Marco Aurélio que, tendo caído nas graças do imperador, pretere ao próprio filho como seu sucessor. Cômodo, o filho de Marco Aurélio, arma um ardil em que Máximus tem sua família assassinada. Escapando à cilada, Maximus torna-se um escravo e posteriormente um gladiador, visando à vingança contra Cômodo. Retrata, assim, em parte o cotidiano dos escravos, assim como a política de paz esboçada na atenção dada a arena de gladiadores.

Apesar disso, sabe-se que Cômodo, a despeito de seu comportamento excêntrico, não matou a seu pai. Este é um detalhe que deve ser ressaltado como uma distorção ficcional para a obra.

Ainda acerca da excentricidade do imperador Cômodo é interessante que a forma que estes governantes eram encarados em Roma seja pontuada e evidenciada. É retratado no filme que Cômodo duelava na arena, apesar de ser um imperador, fato este verídico. Imaginava-se descendente de Hércules, além de ter desejado mudar o nome de Roma para Colônia de Cômodo, entre outras loucuras que tentou implantar em Roma.

O filme mostra a trajetória de Maximus como gladiador, até que enfrente ao próprio Cômodo na arena, matando-o e cumprindo sua vingança, ainda em uma licença poética à obra. Morre ao final do filme, encontrando-se com sua família em espírito.

 

Imagem. Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/thumb/4/44/GladiadorPoster.jpg/225px-GladiadorPoster.jpg>. Acesso em: 23.Out.2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário