Este blog destina-se a ser uma fonte de pesquisa na disciplina de História, bem como indicar artigos, filmes, livros e outros aos interessados.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Diferenças entre a colonização portuguesa e hispano-americana

 

Apesar das ligeiras diferenças no tocante à colonização entre Portugal e Espanha, com o passar do tempo estas tornaram-se mais notáveis. Entretanto,não apenas uma razão pode ser apontada como motivo desta divergências que pouco a pouco surgiram.

Em primeira instância é preciso indicar que com a tomada de Constantinopla pelos otomanos, Portugal, diferentemente da Espanha, estava plenamente apto a lançar-se na empreita de encontrar outros caminhos comerciais para o Oriente. Os fatores sócio-econômicos e geográficos foram determinantes para que tal investimento fosse bem-sucedido.

Em vista deste fato, o intuito de Portugal estava vinculado a busca de entrepostos comerciais para a negociação com outros países e, somente após os obstáculos impostos pelos ataques piratas é que passou a existir a idéia de expansão territorial. Todavia, para a Espanha já existia a necessidade premente de buscar novos territórios ou de extravasamento populacional, o que gerou conflitos com indígenas e ocupação de seus territórios conquistados. Desta forma, já havia entre espanhóis a idéia de estabelecer um império espanhol de grandes proporções muito anteriormente a Portugal.

Outro aspecto a ser frisado é que os nativos brasileiros, apesar de ser uma tese bastante controversa, não foram amistosos com os portugueses – de forma diversa com o ocorrido com Mais e Astecas, por exemplo. A política de contenção adotada por Portugal foi a tentativa de escravidão do índio, bem como a manutenção de tratados de amizade e mútuo auxílio entre índios e portugueses.

A expansão territorial e sua descoberta entre portugueses deu-se, além disso, como uma maneira de buscar a defesa de tal região e não apenas como fator de mera exploração. Os espanhóis, por outro lado, ao se depararem com uma grande quantidade de metal valioso e pedras preciosas iniciaram um processo exploratório voraz em busca de tais riquezas.

Enquanto a Espanha empenhava seus esforços em extrair ao máximo as riquezas, Portugal ao não encontrá-la logo de início, investiu na construção de feitorias apoiadas por indígenas. As condições que tais feitorias e tratados com os nativos propiciaram a implantação de colônias de povoamento, assim como a vinda de missões cristãs católicas. Havia certamente o extrativismo, como por exemplo do pau-brasil, contudo, também havia a inciativa de ocupar a terra recém-descoberta a fim de a defender.

Quanto ao fator religioso envolvido na questão, é bastante importante se salientar que enquanto portugueses incentivavam a conversão dos nativos, espanhóis acreditavam que era mais simples dizimá-los. Os nativos eram, assim, para espanhóis um entrave para a descoberta de riquezas e, desta forma, em cerca de um século exterminaram 23 milhões de indígenas apenas no planalto mexicano. E tal massacre não de deveu apenas à superioridade militar de espanhóis, mas também pelo alastramento de doenças, às quais indígenas não tinham como enfrentar.

clip_image002

Além disso, Portugal também investiu na implantação das grandes plantations da cana-de-açúcar na ausência dos metais e pedras preciosas. Outro investimento bastante notório no século 16, por parte de portugueses, foi a pecuária – especialmente no nordeste e, posteriormente no sul do Brasil. Ainda que tais investimentos tenham sido tardios, graças aos problemas políticos advindos da questão do desaparecimento de D. Sebastião e diversos conflitos internos, foram imensamente lucrativos e duradouros.

As próprias Capitanias Hereditárias ressaltam a importância do investimento agrícola por parte de Portugal em sua colônia. Mesmo que não tenham sido em sua totalidade bem-sucedidas, algumas das capitanias forneceram a defesa almejada por Portugal, em termos de ocupação teritorial.

Fato é, entretanto, que tanto em colônias portuguesas quanto nas espanhola, existia na colônia uma área econômica periférica que tinha por função apoiar a metrópole. Mesmo que houvesse até mesmo um mercado paralelo na colônia, a maior parte do capital era destinado à Portugal e Espanha.

Todavia, é necessário se ressaltar a capacidade portuguesa de exercer a diplomacia, algo que realmente careceu a espanhóis. Além disso, outro fator determinante na ruína do império espanhol nas Américas foi a manutenção de várias colônias em um só território.

E-Referências

História Geral: América. Disponível em: < http://www.cinedebate.uneb.br/index.php/historia-geral-america.html > Acesso em: 15.Set.2011.

Quais as diferenças entre a Colonização Espanhola e Portuguesa?. Disponível em: <http://cafehistoria.ning.com/forum/topics/quais-as-diferencas-entre-a > Acesso em: 15.Set.2011.

Colonização portuguesa, escravismo e atividades econômicas: breve balanço

historiográfico. Disponível em: < http://www.fafich.ufmg.br/pae/apoio/colonizacaoportuguesaescravismoeatividadeseconomicas.pdf > Acesso em: 15.Set.2011.

A colonização espanhola. Disponível em: < http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=35>. Acesso em: 15.Set.2011.

Colonização no Brasil. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiab/colonizacao-brasil.htm> Acesso em: 15.Set.2011.

Aguirre, the wrath of gods. Disponível em: < http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=98> Acesso em: 15.Set.2011.

Resenha sobre o filme Desmundo. Disponível em: < http://transformandomundo.blogspot.com/2008/07/resenha-sobre-o-filme-desmundo.html> Acesso em: 15.Set.2011.

Imagem

Figura. Violência na colonização.

Disponível em: < http://1.bp.blogspot.com/_gkJIQMHicUw/SMVwkR6Ma0I/AAAAAAAAAPU/7qsz_pYUNPI/s400/ameeri8.jpg>. Acesso em: 15.Set.2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário